Quando vacinar meu cão?
Essa é uma das principais dúvidas dos proprietários de cães, sejam estes de pets filhotes ou adultos. Ao longo da vida os animais convivem com uma grande variedade de micro-organismo como fungos, bactérias, parasitas e vírus que podem ou não serem patogênicos, ou seja; causar doença. Mas graças ao sistema de defesa (sistema imunológico) boa parte desses micro-organismo patogênicos são combatidos, porém em alguns casos eles são fortemente evoluídos e tão virulentos que o sistema imunológico não consegue realizar a defesa eficientemente, então, é preciso “dar uma forcinha” para ajudar ao animal manter sua boa saúde. Essa ajuda é a vacina, uma substância produzida com micro-organismos específicos mortos ou inativados, que quando aplicada no organismo do animal provocará uma reação estimulando a produção de anticorpos específicos no combate às doenças. Por isso a vacina é fundamental para todos os cães!
Cães filhotes não devem nem mesmo sair de casa antes de serem vacinados com as principais vacinas , que são elas; Vacina v10 que atua no combate à leptospirose (zoonose), cinomose canina, hepatite infecciosa canina, parainfluenza canina, coronavirose canina e parvovirose, Vacina contra a Gripe canina previnindo algumas doenças do trato respiratório, como por exemplo a doença causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica, Vacina contra Giardíase, doença causada pelo protozoário Giardia lamblia que compromete o trato digestório do animal e a Vacina Raiva que a tua no combate a zoonose raiva e que é obrigatória por lei.
Se o animal ficar exposto a agentes etiológicos causadores dessas doenças sem que esteja vacinado, muito provavelmente ficará doente e se não tratado devidamente ou dependendo da gravidade do problema correrá risco de morte. Como em todas as doenças o melhor a ser feito é prevenir poupando o sofrimento do animal e a aflição do proprietário. Infelizmente uma parcela da sociedade brasileira tem receio em vacinar os animais, principalmente pelo custo com veterinários, porém, sendo analisado mais detalhadamente podemos observar que o investimento à vacinação é menor que o possível gasto futuro para o tratamento das doenças assim como poupar a saúde do pet e da família já que algumas doenças são Zoonose, ou seja; podem ser transmitidas para nós humanos e algumas delas são tão graves que levam o paciente à morte em pouco tempo.
Existem vacinas que são de dose única para filhotes como a Raiva e outras que precisam ser administradas doses seguintes para a eficácia completa, mas as principais vacinas devem ser repetidas anualmente em cães adultos para garantir proteção. Vejamos a seguir o Calendário completo de cada vacina citada acima;
- V10: Primeira dose a partir de 6 semanas de vida, segunda dose com 9 semanas de vida, terceira dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
- Vacina contra Gripe Canina: Primeira dose com 9 semanas de vida, segunda dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
- Vacina contra Giardíase: Primeira dose com 9 semanas de vida, segunda dose com 12 semanas de vida e após, uma dose anual para cães adultos.
- Vacina contra Raiva: dose única para filhotes com 12 semanas de vida e após, uma dose da vacina anualmente para cães adultos.